quarta-feira, 30 de março de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

ü    Carnaval
ü    Disciplina – Interdisciplinar
ü    Ano: Pré I e pré II
ü    Tempo Sugerido: 5 aulas.
ü    Organização da sala: De acordo com a etapa
ü   
JUSTIFICATIVA
Desde pequenas as crianças aprendem muito sobre o mundo, fazendo perguntas e  ouvindo histórias de seus familiares e amigos, apreciando revistas e jornais, e até mesmo assistindo TV. Vivenciam também experiências num contexto de conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca. Através deste pensamento será trabalhado o tema “O carnaval”, de forma integrada indo de aos interesses das crianças respeitando suas necessidades e idéias.

HABILIDADES

  • Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
  • Conhecer a história do carnaval no Brasil;
  • Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
  •  Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música – Gênero e Dança;
  •  Desenvolver a linguagem e a escrita;
  •  Estimular o ritmo;
  •  Trabalhar com sequência numeração, quantidade cores e formas;
  •  Englobar aspectos educativos como drogas, lixo e reciclagem.

1º MOMENTO: DIAGNÓSTICO
  • Conversa informal sobre o carnaval;
  •  Leitura de textos ;
  •  Exploração de gravuras.

2º MOMENTO: MUSICALIZAÇÃO
  •      Apreciação musical – ouvir músicas – marchinha de carnaval ( identificando o gênero musical).

3º MOMENTO: ORALIDADE
  •         Cantar despertando a atenção, a observação e o ritmo.

4º MOMENTO: COORDENAÇÃO MOTORA
  •     Confeccionar máscaras de carnaval (recortes, pinturas e colagem), possibilitando habilidades com as mãos, desenvolvendo o espírito criador.

5º MOMENTO: PSICOMOTRICIDADE
  •        Despertar o gosto pela dança e a fantasia.

AVALIAÇÃO
ü           Observação e registro sobre a participação dos alunos em todas as situações de aprendizagem, relatando avanços e dificuldades.


Um comentário:

  1. Amo esta escola, sou profunda admiradora dos trabalhos realizados neste lugar. Meus filhos estudam nesta escola e só tenho elogios quanto a gestão, a cordialidade, ao aprendizado e aos trabalhos realizados.
    Na verdade hoje sou pedagoga e trabalho em uma instituição particular, porém na minha opinião, escola pública é o Zelsani.

    ResponderExcluir