SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO INFANTIL
ü Carnaval
ü Disciplina – Interdisciplinar
ü Ano: Pré I e pré II
ü Tempo Sugerido: 5 aulas.
ü Organização da sala: De acordo com a etapa
ü
JUSTIFICATIVA
Desde pequenas as crianças aprendem muito sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo histórias de seus familiares e amigos, apreciando revistas e jornais, e até mesmo assistindo TV. Vivenciam também experiências num contexto de conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca. Através deste pensamento será trabalhado o tema “O carnaval”, de forma integrada indo de aos interesses das crianças respeitando suas necessidades e idéias.
HABILIDADES
- Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
- Conhecer a história do carnaval no Brasil;
- Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
- Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música – Gênero e Dança;
- Desenvolver a linguagem e a escrita;
- Estimular o ritmo;
- Trabalhar com sequência numeração, quantidade cores e formas;
- Englobar aspectos educativos como drogas, lixo e reciclagem.
1º MOMENTO: DIAGNÓSTICO
- Conversa informal sobre o carnaval;
- Leitura de textos ;
- Exploração de gravuras.
2º MOMENTO: MUSICALIZAÇÃO
- Apreciação musical – ouvir músicas – marchinha de carnaval ( identificando o gênero musical).
3º MOMENTO: ORALIDADE
- Cantar despertando a atenção, a observação e o ritmo.
4º MOMENTO: COORDENAÇÃO MOTORA
- Confeccionar máscaras de carnaval (recortes, pinturas e colagem), possibilitando habilidades com as mãos, desenvolvendo o espírito criador.
5º MOMENTO: PSICOMOTRICIDADE
- Despertar o gosto pela dança e a fantasia.
AVALIAÇÃO
ü Observação e registro sobre a participação dos alunos em todas as situações de aprendizagem, relatando avanços e dificuldades.
Amo esta escola, sou profunda admiradora dos trabalhos realizados neste lugar. Meus filhos estudam nesta escola e só tenho elogios quanto a gestão, a cordialidade, ao aprendizado e aos trabalhos realizados.
ResponderExcluirNa verdade hoje sou pedagoga e trabalho em uma instituição particular, porém na minha opinião, escola pública é o Zelsani.