terça-feira, 10 de maio de 2011

Minhocário na Garrafa pet

Os alunos do 7 ano "B" da Escola Municipal Professora Zelsani fizeram o minhocário e aprenderam que as minhocas são animais detritívoros e que formam túneis e galerias no solo. Graças a esta primeira habilidade, reciclam a matéria orgânica, auxiliando na decomposição, ao mesmo tempo em que enriquecem o solo - uma vez que expelem húmus ao ingeri-la.
 
MATERIAIS


  • · 1 garrafa PET (2 litros) transparente,
  • · areia
  • · terra
  • · esterco (pequena quantidade)
  • · um pouco de água
  • · saco de lixo preto
  • · minhocas de diversos tamanhos (no máximo 5 o ou 6). 

COMO MONTAR
· Pegue a garrafa e corte o gargalo. Vá dispondo em camadas, de 2 cm aproximadamente na seguinte ordem terra (no fundo da garrafa, 2 cm), em seguida de areia (2cm), esterco (2cm), novamente a terra e assim sucessivamente. A última camada deverá ser de esterco. (chamaremos de substrato esta combinação)
· Coloque as minhocas sobre o substrato e observe que em poucos minutos elas irão se esconder no meio deste substrato
. Em seguida, coloque cuidadosamente o equivalente a meio copo de água no centro da garrafa (não deixar escorrer no canto para não desmanchar as camadas)
. Por último cubra toda volta da garrafa com o plástico preto (não cobrir em cima).


MANUTENÇÃO

· Deixe o minhocário num canto da sala de aula ou em casa. Não pode receber sol diretamente, porém, deve haver luminosidade. Sempre que necessário molhar com meio copo de água (cuidado para não encharcar).
· Para observar o que está acontecendo, basta baixar o plástico. Mas é importante coloca-lo novamente na posição original, para permitir o desenvolvimento normal das minhocas.

Site: http://www.aipa.org.br/ea-relato-2-minhocario.htm








Um comentário: