A visita ao Centro de Educação Ambiental (CEA) da Usina Boa Vista (UBV) faz parte de um programa educacional definido na Proposta Político Pedagógica dotado de amplo espaço interno e externo, com infraestrutura, ferramentas, equipamentos e recursos diferenciados para promover a educação ambiental, tem como principal objetivo conscientizar sobre a responsabilidade da companhia, do colaborador e da comunidade com a preservação do meio ambiente.
Uma visita ao CEA da Usina Boa Vista:
* Sala Áudio Visual
Espaço utilizado para apresentação do Filme Institucional da Usina São Martinho ou Filme requerido pelo Professor sobre Ar, Água, Solos, Florestas, Lixos, etc.
* Sala da Flora – Plantas Nativas da Região
São encontradas 42 espécies de plantas nativas. As espécies são representadas por meio de fotos, folhas, sementes, cascas e alguns troncos.
* Salas dos Processos Agroindustriais
Nestas salas são apresentados:
- Solos (Intemperização, Rocha Basalto e Arenito);
- Processo de Produção Agrícola;
- Pragas da Cana-de-açúcar e Controle Biológico para algumas destas pragas
- Crescimento da Cana-de-açúcar;
- Produtos e Subprodutos extraídos da cana-de-açúcar, Torta de filtro, Etanol, Álcool de Segunda, Vinhaça, Óleo Fúsel e etc).
* Sala das Maquetes
Por meio de fotos, fluxogramas e maquetes são apresentados os processos industriais da Usina.
* Sala dos Resíduos
São apresentados os tipos de resíduos / lixo, seu tempo de decomposição, a importância da reciclagem e a produção média por pessoa durante um dia.
* Projeto Água
O Projeto visa fornecer informações e orientações no sentido de otimizar e racionalizar o uso da água. São apresentados por meio de gráficos e mapas os volumes e tipos de água, sua distribuição nacional e mundial, captação utilização e reutilização e destino final da água pela empresa.
* Projeto Mata Ciliar
Possui uma maquete viva de mata ciliar, cujo objetivo é mostrar um curso d’água e sua nascente protegidos pela mata ciliar e a interação de ambos com a cultura da cana-de-açúcar.
Usina Boa Vista.
Professora responsável: Nara