terça-feira, 26 de abril de 2011

Vem aí .... RECITAZEL 2011


EM MAIO...
24/05/2011

FEIRA LITERÁRIA 2011

Data: 18 e 19 de abril
Local: Escola Municipal Professora Zelsani
Turnos: Matutino e Vespertino


As pessoas que gostam de ler desde bebezinho se tornam bem mais preparados para os estudos, para o trabalho e para a vida. Parece exagero, mas não é.
Nós, da Escola Zelsani, estimulamos nossos alunos a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece.
A Feira Literária 2011 foi um sucesso, nossos alunos viajaram nas mais lindas histórias do mundo dos livros. Essa semana dobrou o número  de procura por livros na biblioteca da nossa escola.

Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco

quarta-feira, 13 de abril de 2011

UM DIA DE MESTRE COOK NA ESCOLA


Bolo de Cenoura Com Cobertura de Chocolate

Ingredientes
Massa
  • 1/2 copo (requeijão) de óleo
  • 4 cenouras médias
  • 3 ovos inteiros e 1 clara
  • 3 copos (requeijão) de farinha de trigo
  • 2 copos (requeijão) de açúcar
  • 1 colher(sopa) de fermento em pó
Cobertura
  • 2 colheres(sopa) de margarina(temperatura ambiente)
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 colheres(sopa) de achocolatado
  • 1 gema
Modo de preparo
Bata no liquidificador o óleo, as cenouras os ovos inteiros e a gema. Em uma bacia, coloque a farinha, o açúcar e o fermento em pó,e em seguida,acrescente a mistura batida. Mexa delicadamente e coloque em tabuleiro médio untado e enfarinhado. Asse em forno médio até que quando espetar o palito este saia limpo. Para a cobertura, misture bem todos os ingredientes até que vire uma mistura bem homogênea. Fure o bolo e jogue a cobertura com o bolo ainda quente e está pronto para servir.


Professoras responsáveis: LUZINEI - 1º ano "B"
                                            VERONILDA - 1º ano "C"


















terça-feira, 12 de abril de 2011

BRINCADEIRAS INDÍGENAS - ARRANCA MANDIOCA

ARRANCA MANDIOCA
Os alunos da pré-escola se divertiram muito nessa manhã de terça-feira (12/04), a alegria podia ser vista nos olhos de nossas crianças brincando de Arranca Mandioca (brincadeira indígena).
Esta brincadeira ainda vive firme e forte em algumas comunidades indígenas, mas é desconhecida entre crianças e adultos não-indígenas. Vive forte mesmo, afinal, para brincar é preciso um bocado de força.
Nos estados do Espírito Santo e de São Paulo, crianças guarani a conhecem pelo nome de “arranca mandioca”, porque lembra a maneira como a mandioca é colhida, atividade bastante conhecida pelas crianças indígenas.
Quando resolvem brincar, reúnem-se perto de uma árvore e fazem fila, todos agachados, com as mãos nos ombros da criança da frente. Caminham dessa forma até a árvore e sentam no chão. A primeira da fila se agarra na árvore e as de trás seguram umas nas outras pelos braços e pernas. Uma criança (precisa ser alguém forte) é encarregada de “arrancar” as mandiocas – que são as próprias crianças.
O primeiro da fila, aquele que está agarrado à árvore, é o “dono da roça de mandiocas”, é ele quem dá permissão para que sejam retiradas uma a uma as “crianças-mandiocas” da fila. E assim, começa o trabalho de soltar cada criança com toda a força.
Entre os Guarani, vale usar de várias estratégias para conseguir soltar as crianças, como, por exemplo, fazer cócegas, puxar pelas pernas, pedir ajuda para quem já saiu da fila.

















Entre os Xavante, fazer cócegas é impensável. No cerrado, região onde vivem, meninos e meninas conhecem essa brincadeira com o nome de “tatu”. Isso porque é muito difícil pegar o tatu quando ele se esconde na sua toca, não há quem o tire com as mãos. Pode puxá-lo pelo rabo, mas ele prende suas unhas na terra e não sai de lá por nada.
A força é uma característica muito valorizada entre os Xavante, ao lado da valentia e da coragem. Mesmo que seja em brincadeiras, ela é importante entre as crianças. Na brincadeira do tatu, por exemplo, as crianças só se soltam umas das outras quando a pessoa que está “caçando” usa sua própria força.
Essa brincadeira é sucesso garantido nas mais diversas situações e proporciona risadas o tempo todo.
Professoras que ensinaram a brincadeira: Cleonice e Zeila

segunda-feira, 11 de abril de 2011

CAMPANHA CONTRA O CIGARRO


É muito importante que haja conscientização por parte de todos para que a saúde de nossas crianças não seja afetada por esse vício que só traz tristezas para a vida das pessoas.Quando entramos na casa de um fumante, com certeza sentimos o cheiro do cigarro em todos os lugares, nas cortinas, nos tapetes, nas paredes, etc. Imagine o que ocorre dentro do seu pulmão. Não nos cabe julgar, mas informar. Mas quando se trata de crianças, o respeito à sua saúde é o mais importante.
Os alunos 5º ano "B", com o auxílio da professora Eloíza e estrutor policial Morais (Proerde) , realizaram em sala um trabalho de conscientização contra o cigarro.